Resenha: Extraordinário

Já faz muito tempo que li esse livro, mas não consigo deixar de olhá-lo na prateleira e folhear suas páginas pelo menos uma vez por semana. Já dei de presente algumas vezes e espero que todos tenham se envolvido com a história do jeito que me envolvi. Em breve teremos o filme passando nas telonas e provavelmente a obra de R.J.Palacio vai se tornar ainda mais popular - efeito que fez livros como Maze Runner e A culpa é das estrelas se tornarem muito famosos em nossas terras.



O livro conta a história de Auggie de maneira emocionante, intensa e ao mesmo tempo doce. É leitura obrigatória para todas as idades e permeado pelo ponto de vista de vários personagens que rodeiam o garoto protagonista. Cheio de frases motivadoras e mensagens positivas, o livro mostra como estamos errados ao julgar uma pessoa por sua aparência - coisa que acontece muito na atualidade, principalmente em redes sociais onde a beleza conta mais que qualquer coisa.

A história vai se desenvolvendo de um jeito interessante que prende o leitor. Aos poucos vamos entendendo um pouco mais sobre como é a vida de Auggie e como ele enxerga o mundo - e o modo como as pessoas o enxergam. É impossível ler esse livro sem ser tocado pelas palavras da autora ou sem se sentir um pouquinho culpado por já ter feito coisas que são tão erradas ao julgar os outros. O livro mostra como nossas opiniões podem estar erradas se não conhecermos as pessoas antes de emitir essa mesma opinião.

Auggie é portador de uma síndrome genética que causa má formação facial. No livro, a autora deixa que os leitores imaginem seu rosto como quiserem, mas o filme nos dará um vislumbre de como seria o rosto do menino. A história gira em torno do seu primeiro dia de aula, quando ele vai entrar na escola e ter de enfrentar olhares curiosos, comentários maldosos e tentar mostrar como é um garoto normal. Com apoio de novos amigos, professores e familiares, a história vai desenrolando até nos levar a um final um pouco clichê para histórias do gênero, porém satisfatório do mesmo jeito.

É um livro que vale MUITO a pena ler, dar de presente, ler um segunda vez e se emocionar como se estivesse mergulhando no mundo de Auggie pela primeira vez!

NOTA: 9.0/10

Comentários