Resenha: "Quem é você, Alasca?" - John Green


Calma! Não precisa começar com os insultos, leia a resenha primeiro! Sei que da última vez que comentei um livro do John Green fui um pouco... Maligno, mas foi ele quem pediu. Dessa vez o autor queridinho das adolescentes pode ter me agradado... Ou não!

Tudo começa com meu interesse pela capa desse livro. Sou apaixonado pela capa preta, da edição que foi lançada pela editora WMF Martins Fontes. Quando vi que era um livro do John, quase desisti de comprar, mas então resolvi dar uma chance para o moço e então comecei a ler. Devo confessar que fiquei boquiaberto com a qualidade do enredo e li quase tudo em um dia (era domingo!). O romance de estreia de J. Green é simplesmente fantástico, lida com a questão da morte de um jeito muito mais realista e menos bobinho que "A culpa é das estrelas".



Vou tentar fazer essa resenha sem dar spoiler, mas é possível que alguma informação acabe escapando...



Tudo começa com o protagonista sendo apresentado: Miles Halter, um adolescente fissurado por últimas palavras - talvez esse seja o motivo de ele ainda ser virgem HAHA - e que vive no conforto de sua casa, com os pais. Ele então quer dar uma mudada na vida, ou coisa assim, e por isso vai para uma espécie de colégio interno que me lembrou o Acampamento Meio-Sangue (HAHA). Lá ele fica amigo do "Coronel", um cara super legal, e logo eles começam a construir uma amizade muito forte.

No meio desse caminho ele conhece Alasca Young, uma garota do tipo "bad bitch" (brincadeira!) e logo fica encantado por ela. Agora a questão: você acha que um moço de família, tímido e colecionador de últimas palavras conseguiria chamar a atenção de uma garota levada que já tem namorado? Se quer saber a resposta... Leia!

Com esses novos amigos - e uma garota com nome complicado (que infelizmente não lembro e não quero pesquisar) - Miles aprende a ser V1d4 L0k4 e começa a fumar, beber e se meter em grandes encrencas, mas tudo no "nome da amizade" (sei!). Nesse livro há também cenas picantes (Follow me, BITCH!) e uma cena que não tem como não rir: o primeiro boquete de Miles.

O livro então passa para um clima mais tenso, que se dá após (SPOILER, SPOILER! AQUI TEM SPOILER!!) a morte de Alasca, a garota que Miles tanto amava. Dessa parte pra frente não vou comentar, tem muita coisa que eu acabaria revelando!

Enfim: esse romance de John Green é ótimo, sem aquela coisa "bobinha/bonitinha" de "A culpa é das estrelas". Vale a pena ler. É possível rir, chocar-se e refletir um pouco sobre a morte e o amor.

Uma nota entre 0 e 10? 9!

Comentários