Resenha - Brisingr

Capa da edição original do livro. Fonte: Wikipedia

Há tantas séries de fantasia sendo publicadas que fica difícil escolher a próxima para ser lida, não é? Com o sucesso de As crônicas de gelo e fogo, muitos livros fantásticos surgiram. Porém, quem gosta do gênero talvez conheça o aclamado Ciclo da Herança, que começa com o livro "Eragon" - que inclusive foi adaptado para as telonas.

O ciclo é composto por quatro livros. Nessa resenha estarei falando de "Brisingr", o terceiro volume que inicialmente seria o último. Não falarei do ciclo todo porque ainda não li o último livro, "Herança", mas ele já está na fila esperando para ser lido e assim que terminar farei uma resenha dele por aqui!

A história começa exatamente onde "Eldest", o segundo volume, parou. Nesse livro, começamos com uma grande aventura onde Eragon e seu primo Roran vão atrás de Katrina em Helgrind. Podemos notar um amadurecimento da história, além de perceber que a narrativa se torna mais obscura e tensa, pois as mãos de ferro de Galbatorix parecem estar cada vez mais perto.

Além desse acontecimento, também temos batalhas na campina onde os Varden e seus aliados estão acampados, Murtagh volta para lutar contra Eragon e revelações sobre o passado de Eragon são feitas e nos deixa de BOCA ABERTA. As cenas de batalha são descritas de modo perfeito pelo Christopher Paolini (sério, ele consegue descrever uma luta de um jeito fantástico) e as cenas onde Nasuada aparece são minhas prediletas.

Imagem (maravilhosa) usada na capa da versão sueca do livro.

Roran ganha destaque também nesse livro, mas devo confessar que não gosto muito dele. Arya acaba ficando mais apagada, algo que achei ruim, pois ela devia ter mais destaque nesse livro, já que não está desacordada e sim agindo contra as forças malignas.

O ponto negativo no livro é o excesso de detalhes em tramas pouco emocionantes e chamativas, como a eleição entre os anões. Tirando um acontecimento chocante (que não comentarei para não dar spoiler), tudo é muito arrastado e apesar das tramas políticas, fica bem óbvio quem será o grande vencedor e que será coroado rei.

Demorei muito tempo para ler esse livro, pois esse detalhamento em excesso acabou me deixando meio cansado da obra, mas vale a pena mesmo assim, pois as coisas que são reveladas e deixadas para serem resolvidas no último livro deixa qualquer um com vontade de ler mais!

Se ainda não conhece o ciclo, está na hora de mergulhar em Alagaësia!

NOTA: 8.5/10

Comentários