O código Da Vinci e as obras de arte

Dan Brown conseguiu a façanha de fazer um livro que rapidamente vendeu muito e entrou para a história. Odiado por alguns e amado por muitos, "O Código Da Vinci" fez polêmica, virou filme, deu muito dinheiro para as editoras e se transformou num fenômeno mundial, além de fazer vários leitores olharem de maneira diferente para as obras de arte! É com esse tema que está marcada a estreia da nova coluna do blog: Mix+, um espaço para misturar livros, filmes, artes, músicas, séries, desenhos e tudo mais!



Quem não conhece o famoso quadro "Mona Lisa", de Leonardo Da Vinci? A figura se tornou uma espécie de "símbolo" para quando estamos falando de arte. Quem nunca viu esse quadro estampado em livros, camisetas, charges, filmes, animações e até mesmo em memes? Pois é, o quadro também foi parar na capa de várias edições do livro de Dan Brown e basta pensar na moça misteriosa retratada por Da Vinci para lembrar do código quebrado por Robert Langdon, o protagonista dessa tão comentada história.

Mas... Afinal... Qual a ligação entre "O código Da Vinci" e as obras de arte clássicas?

Ler o romance policial (dá para classificar ele assim, gente?) nos deixa curiosos e com a pulga atrás da orelha, pois começamos a lembrar das obras e notar como os detalhes estavam todos lá e nunca vimos. Mesmo estando embaixo do nariz! Jogue a primeira pedra quem não pesquisou as obras citadas e ficou olhando os detalhes e bancando o Robert Langdon! E a sequência de Fibonacci? Eu sequer sabia o que era isso antes de ler o livro e ir pesquisar um pouco mais.

Tá vendo só o poder do livro de Dan Brown?



Com o livro em mãos, acabamos indo atrás e pesquisando as obras de arte, os códigos númericos e os supostos fatos históricos que acabam se encaixando para fazer a história funcionar. Claro que tudo não passou de uma costura inteligente de Dan Brown, mas mesmo assim o livro foi polêmico porque algumas pessoas acreditaram em tudo que estava escrito e saíram fazendo a maior bagunça por aí. Naquele tempo ainda não tinha Facebook, mas as pessoas fizeram muito alarde em redes sociais da época (tinha?) e em sites.

"O Código Da Vinci" fez com que muitas pessoas dessem seus primeiros passos no mundo da arte clássica, das grandes estátuas de mármore e pinturas delicadas. Eu, por exemplo, descobri muita - MUITA - coisa sobre arte. Inclusive meu interesse na área existe até hoje! O livro - sendo polêmico ou não - serve de incentivo para que leitores descubram Da Vinci, Michelangelo Buonarroti, Fibonacci e muitos outros nomes importantes não só das artes plásticas.

A adaptação cinematográfica, estrelada por Tom Hanks e Audrey Tautou, deixa ainda mais claro onde as pistas estão dentro dos quadros - por ser visual -, mas acredite: o livro tem ainda mais detalhes!

E você? Já leu esse livro? Se ainda não leu, dê uma chance. Pesquise, leia, observe e descubra as artes ao lado do simbologista mais famoso da literatura contemporânea!

Agora... Vamos caçar pistas na "Santa Ceia"?

Comentários