Resenha: O Protegido - Ciclo das Trevas, Livro 01


Será o medo nosso maior inimigo?

É essa a grande questão discutida por Peter V. Brett no primeiro volume da série "Ciclo das Trevas". A história gira em torno de três sobreviventes e devo confessar que Arlen é meu predileto.

O cenário para o desenrolar da história é um território assolado por terraítas, espécies de demônios (do fogo, do ar, terra...) que saem da Profunda ao cair da noite. Eles podem ser barrados por proteções, símbolos antigos que criam uma espécie de "escudo" nos locais. Caso alguém seja tolo ou azarado o suficiente para ficar num local sem proteções... É morto por um exército de demônios (e devorado, claro!).

A narrativa em terceira pessoa permite que o autor mostre seu potencial e ele detalha tudo de maneira controlada, ou seja, a leitura flui de maneira ótima e quando nos damos conta... Já foram cem páginas embora.

Ele segue uma linha mais dark e por isso as cenas de violência são... Um pouco desconfortáveis. Devo confessar que a cena em que Arlen e a mãe são atacados na fazenda (isso é no começo do livro, não considero spoiler), tive arrepios com a narração detalhando isso tudo, imaginar os demônios devorando corpos e usando as garras para abrir as costas dos humanos... ARGH! Leitor com imaginação fértil sofre nessas horas!

Os outros personagens possuem sua luz, mas Arlen possui um destaque, talvez por ser o primeiro a aparecer e nos apresentar o mundo terrível em que vive. Isso sem contar que ficamos solidários a ele após ver como o pai dele é covarde.

Como já disse antes, Peter V. Brett nos ensina que é o medo que nos impede de derrubar nossos inimigos e buscar soluções para nossos problemas. Sério, esse autor já merece meu respeito, pois é fantástico!

Aqui no Brasil, a Darkside fez um trabalho EXCELENTE, MARAVILHOSO, ÓTIMO com o livro: capa dura, papel especial, ilustrações, fontes incríveis, acabamento perfeito... É um livro pra deixar à vista de todos, de tão lindo que é. Ah, e vem com uma tabela de tatuagens dos símbolos mágicos para nos protegermos dos terraítas!

Se ainda não leu esse livro ótimo, não perca mais tempo. É hora de ler!

Nota: 9/10

Comentários