Que tal um café? #1


Bem, vou explicar o motivo de eu criar uma série de posts com esse nome. Primeiramente: não há nada melhor que tomar um café quentinho e conversar com alguém sobre algo interessante e que nos faça esquecer de tudo e todos. Esse espaço do blog irá ser destinado para conversas, digamos... informais, sobre algum tema que seja bom discutir. Prometo evitar a linguagem literária, cheia de floreios e palavras difíceis. Vou tentar passar a impressão de uma conversinha de fim de tarde com uma boa xícara de café quente e algumas torradas.

Como sabemos, hoje é comemorado o Halloween em alguns países. Gostaria de discutir sobre o modo como essa tradição é vista como "errada" por alguns brasileiros. Gostaria de açúcar? Tem aqui nesse pote de vidro... Bem, vi algumas postagens no Facebook, sites e outros blogs sobre esse tema. Alguns acreditam que o correto é "ignorar" essa manifestação cultural e termos orgulho da "cultura brasileira"... Mas vamos pensar um pouco! Quer dizer que o Brasil NUNCA tem sua cultura manifestada? Nossa, e o carnaval é só mais um dia sem aula ou trabalho? Claro que não! É a MAIOR manifestação cultural aqui da deliciosa terra tropical!

Enfeitar as casas com abóboras, monstros, teias de aranha e máscaras deformadas seria algo tão ruim se ocorresse?

Tentando fazer graça, podemos considerar o seguinte: se pedirmos doces de casa em casa vão nos mandar trabalhar e se sairmos fantasiados na rua, vão achar que fazemos parte de alguma quadrilha que quer assaltar o local e está "estudando o território". Sim, isso é verdade. Vai todo mundo olhar de modo "torto" e não vai gostar, pois é algo "americano, estrangeiro, faz esquecer a cultura do Brasil"... Não precisa ficar com vergonha, pode pegar um biscoitinho, é de baunilha, muito bom! Se o Halloween fosse manifestado por aqui, isso só iria mostrar como nossa cultura é rica e forte, pois suporta a interseção de outras em si.

Dizer que isso é "estrangeiro" é errado, afinal... O carnaval é baseado na festa com desfiles de Veneza, não?

Em resumo dessa conversa toda... Ei, cuidado para não se afogar! O Halloween é uma época tão boa e eu adoro, mas não gosto do modo como é vista... Espero que nossa conversa tenha sido boa - e não chata -. Até mais!

------------------------------------------------
Eduardo Bote


Comentários